sexta-feira, 12 de março de 2010

Contraditório!

Como pode saudade e repulsa co-existirem em um mesmo pensamento?
Isso aconteceu comigo hoje quando pensei no Brasil. Tive um pequeno momento de insonia californiano, provavelmente provocado pela vontade de estar em casa. Sonhei com meu avô, sonhei com meu trabalho. Lembrei da minha familia, do meu namorado, dos meus amigos. Tive vontade de comer pão de queijo, tutu e de tomar café de verdade.Sabe aquela história de que as aves daqui não gorgeiam como as aves de lá ? ( e nem poderiam visto que aqui só tem corvo =p).
Toda essa nostalgia só teria um destino hoje: crescer. Mas não foi assim que aconteceu, ao ligar meu fiel companheiro de viagem  FF (Fantastic Farias) meu sentimento foi interrompido por uma noticia besta, estupida, cretina. Mataram o Glauco! Covardemente.
Nesse momento alguém vai me perguntar: e o que tem isso com você?
E eu vou falar: tem muito!
Tem muito porque me faz lembrar daquilo que não tenho saudade aí no Brasil. E sim, sei que existe criminalidade aqui também, sei que as pessoas aqui te magoam tão profundamente com palavras  como  com um punhal. Mas a bandidagem aqui não chega aos pés da "Made in Brazil" , eu posso caminhar tranquila pelas ruas, deixar a bolsa no banco da pracinha enquanto olho as crianças brincando (mas não o faço pois ainda carrego a insegurança tupiniquim) posso morar numa casa sem muros e portões, o carro pode ficar na rua todo dia, etc.. etc. Posso viver.
Quanto as  palavras, que magoam mais que punhal, essas podem ser esquecidas, assim como a frieza das pessoas. Mas uma perda como essa que aconteceu aí no Brasil provavelmente fica para sempre. Ainda que as pessoas esqueçam, isso fica para aqueles que estão próximos ou, simplesmente, para aqueles que se importam.
É contraditório querer voltar e querer ficar ao mesmo tempo. Assim como é contraditório ver que um país frio, que não sabe abraçar me faz sentir muito mais segura que aquele onde encontro os melhores abraços.
Vai entender...

3 comentários:

ApareCido disse...

profundo...

Paulo disse...

È foda... Hum,quer mais um motivo pra naum querer voltar agora? Aqui a música do momento é a "rebolation" do parangolé... naum para de tocar! Socorro!

Night Thinker disse...

Normal! Sinto isso o tempo todo! Do Brasil mesmo só sinto falta das pessoas e da comida, nada mais.... mentira! No Brasil é possível entrar no mar sem ser congelado antes por uma brisa do Pacífico!